Racismo: advogada vai recorrer de relatório sobre abordagem a jovens

Publicado em 12/08/2024 - 14:37 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O relatório final do inquérito da Polícia Civil, sobre a abordagem de PMs a três adolescentes negros e um branco em Ipanema, na zona sul da capital fluminense, vem sendo alvo de críticas da defesa de parte deles. O caso, no início de julho, ganhou notoriedade devido ao fato de se tratarem de filhos dos embaixadores do Gabão e de Burkina Faso e de um diplomata do Canadá.

O relatório concluiu não ter havido racismo na abordagem, ao contrário do que as famílias entenderam, já que apenas o jovem branco brasileiro não foi alvo dos policiais.

A advogada Raquel Fuzaro disse que vai até a última instância para provar que houve sim o crime de racismo por parte dos policiais militares e que o caso trata-se de violação de Direitos Humanos.

Ela destacou que os jovens negros foram vítimas de preconceito, opressão e crueldade. E, que vai pedir as transcrições dos depoimentos e todas as provas possíveis...

“O próprio ministério público da infância ao ver, pela mídia, o que ocorreu com os meninos, imediatamente ingressou com uma ação civil pública de antecipação de provas. Porque, sim, o ministério público também visualizou indícios de uma abordagem efetivamente ilegal e de perfilamento racial. O STF á falou: é ilegal a abordagem por perfilamento racial. A abordagem deve ser de uma situação suspeita e não de pessoas, pela cor de pele suspeita”.

No relatório, a titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista, Danielle Bulus Araújo, ressalta que a investigação comprovou que os PMs "não elegeram suspeitos com base na cor da pele, pois estavam atrás de suspeitos seguindo a descrição de vítimas estrangeiras, que tinham acabado de sofrer um crime na praia de Ipanema”.

Já em seus depoimentos, os quatro jovens abordados afirmaram que não houve o uso de palavras ofensivas, com cunho racial, discriminatório ou humilhante por parte dos agentes, que teriam, ainda de acordo com o relato, agido da mesma forma com todos.

O inquérito, concluído na sexta-feira (9), foi encaminhado ao Ministério Público, que vai decidir se referenda o documento ou denuncia os PMs à justiça.

Edição: Vitoria Elizabeth / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

SP: Defesa Civil prorroga alerta de risco de incêndios no estado

A Defesa Civil paulista prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios até o próximo sábado, 14, em todo o Estado. Até lá, a previsão aponta para dias com temperatura acima da média e baixa umidade do ar, durante o dia.

Baixar arquivo
Geral

Cometa do Século, C/2023 A3, fica visível no Brasil a partir do dia 15

Perto de outubro o cometa vai atingir o brilho máximo. Segundo a astrônoma, Cristiane de Oliveira Costa, o estudo dos cometas auxilia a entender um pouco mais como foi a formação do nosso sistema solar e pode ajudar a entender, por exemplo, a quantidade de água na Terra.

Baixar arquivo
Economia

G20 realiza evento sobre produção industrial baseada em bioeconomia

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que um novo ciclo de prosperidade não pode deixar ninguém para trás e, para isso, é fundamental deter as mudanças climáticas.

Baixar arquivo
Geral

PF realiza busca e apreensão contra fraudes de benefícios federais

O objetivo é apurar fraudes em pagamentos de benefícios do Governo Federal. Também está sendo executada medida judicial de bloqueio de contas e valores pertencentes ao investigado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rios da Bacia Amazônica registram níveis mais baixos da história

De acordo com o governo federal, o Brasil enfrenta a pior estiagem em 75 anos. Em 2024, mais da metade do território nacional foi afetado pela seca e em um terço do país o cenário é de seca severa. 

Baixar arquivo
Saúde

Brasil interna mais de 30 pessoas, ao dia, por tentativa de suicídio

Os dados são de um levantamento da Abramede, Associação Brasileira de Medicina de Emergência. De acordo com a pesquisa, só no ano passado, o SUS registrou um aumento de mais de 25% de casos, na comparação com 2014.

Baixar arquivo