Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros encerra nesta sexta-feira

Publicado em 11/09/2024 - 10:25 Por Claudio Lobato - repórter da Rádio Cultura FM - Belém

O XVIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), reúne mais de 4.000 participantes, entre pesquisadores, ativistas, quilombolas, representantes da sociedade civil de todas as regiões brasileiras e de 13 países participantes. O objetivo é a difusão de pesquisas científicas e estudos de diversas áreas, principalmente as que são voltadas para a história e realidades da população negra no Brasil e no mundo, como destaca a pesquisadora Laurenir Peniche, uma das organizadoras do evento.

Congresso evidencia a urgência de discutir o racismo estrutural, as desigualdades raciais e as políticas de reparação no Brasil, promovendo o diálogo entre academia, ativistas e sociedade. E conta com presenças importantes como Kabengele Munanga – referência internacional em estudos étnico-raciais; Matilde Ribeiro e Nilma Lino Gomes – ex-ministras da Igualdade Racial; e Zélia Amador de Deus – fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará.

A programação segue até sexta-feira e ocorre no Theatro da Paz, Teatro Experimental Waldemar Henrique, Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP) e Instituto Federal do Pará (IFPA). Mais informações no site do Congresso: www.copene2024.abpn.org.br.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo