TSE recebe mais de 43 mil denúncias de propaganda irregular

Publicado em 19/09/2024 - 10:42 Por Desirré Miranda - Repórter da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

Faltando 17 dias para as eleições municipais de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral já recebeu 43.996 denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais em todo o Brasil. Minas Gerais ficou em segundo lugar no ranking, com 5.444 denúncias até agora, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem 8.575.

A maior parte das denúncias é contra os candidatos a vereador, somando 23.622 ocorrências. Em seguida, estão as notificações contra candidatos a prefeito, com 11.544.

O advogado especialista em direito eleitoral, Matheus Braga, explica que entre as principais denúncias está o uso da máquina pública por candidatos à reeleição,

Entre as atividades proibidas pela legislação eleitoral estão showmícios, colocação de adesivos em locais proibidos e propaganda em comércio.

Segundo o advogado, as regras têm como objetivo garantir isonomia entre os candidatos.

 As denúncias de irregularidades em campanhas podem ser feitas diretamente ao TSE por meio do aplicativo Pardal, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOS. 

Últimas notícias
Meio Ambiente

Rio de Janeiro reabre unidades de conservação para visitantes

Das 39 unidades, 11 são parques que já podem receber visitantes sem restrições. Entre eles, os Parques Estaduais da Pedra Branca, do Mendanha e da Ilha Grande.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Jovem indígena morre com tiro na cabeça durante retomada de terra

A Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, no Mato Grosso do Sul, havia sido retomada pelos Guarani Kaiowá na semana passada. Outras três pessoas também ficaram feridas por balas de borracha e munição letal.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Alteração no ECA quer evitar processos de adoções irregulares

A exceção dessa consulta é prevista apenas nos casos de crianças e adolescentes indígenas ou provenientes de comunidade remanescente de quilombo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

STF: Dino defende recursos emergenciais de combate a incêndios

Dino reuniu governo federal e representantes de 10 estados da Amazônia e do Pantanal em audiência de conciliação, no Supremo Tribunal Federal. 

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal fecha agosto com recorde em série histórica

O valor arrecadado foi superior a R$ 201 bilhões, um aumento de 11%, descontada a inflação, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Baixar arquivo