logo Radioagência Nacional
Geral

Concurso online escolhe a melhor moqueca baiana

Público poderá votar entre os dias 8 e 24 de novembro.
Baixar
Lise Lobo, repórter da Rádio Educadora da Bahia
28/10/2024 - 11:28
Salvador

A segunda edição do Concurso da Moqueca já está a todo vapor. Desta vez é o público quem vai ditar o rumo da competição. Entre os dias 8 e 24 de novembro a votação popular online promete reunir os amantes dessa iguaria típica para escolher a melhor moqueca baiana, entre receitas de diversos restaurantes do estado. Para o diretor executivo da Abrasel Bahia, Luiz Henrique do Amaral, o evento, além de celebrar o prato,  impulsiona o turismo gastronômico nas 13 zonas turísticas que abarcam 100 municípios baianos.

“O concurso estimula o desenvolvimento do turismo gastronômico no estado da Bahia, já que também oferece a todos os participantes oficinas de qualificação e capacitação, envolvendo também todas as câmaras temáticas do turismo de cada uma dessas zonas e seus gestores. Ou seja, a ideia é que a gente também passe a promover internamente, em cada uma dessas zonas, o turismo gastronômico do estado da Bahia, gerando um produto, um serviço, exatamente essa possibilidade de ter a premiação como um ponto de ativação do destino turístico no sentido de promoção e divulgação do destino.”

O Concurso da Moqueca também tem o objetivo de destacar a importância do prato para além da gastronomia. 
 
“A moqueca tem o seu símbolo que traduz diversos elementos que são muito importantes. O principal a gastronomia, mas também todo o aspecto cultural, social, econômico. Tudo isso está embutido dentro desse conceito de trabalhar o Concurso da Moqueca, que nós entendemos que é um belo exemplo daquilo que ela pode consolidar, de tudo aquilo de respeito, de conhecimento, de sabores e saberes.”

A competição segue três etapas: inscrições dos restaurantes, votação popular e avaliação técnica. Segundo Luiz Henrique, essa estrutura oferece uma oportunidade única de participação para o público, que pode apoiar os estabelecimentos locais, e ao mesmo tempo garante uma análise profissional dos pratos. 

“Na primeira etapa, todos devem estar inscritos através do site concursodamoqueca.com.br e aí haverá, do dia 8 de novembro até o dia 24 de novembro, uma eleição popular. Esse voto pela internet é que vai destacar o vencedor da zona turística que ele faz parte. A ideia é que o site passe a ser um grande guia de turismo, um grande guia de apresentação das moquecas que são participantes e há a ideia é que se promova a visitação a cada um desses estabelecimentos. Mas a votação fica aberta através do site da internet. São eleitas as que tiverem o maior número de votação em cada uma das 13 zonas, então, nós teremos 13 participantes destacados para a etapa final aqui no dia 7 de dezembro.”

Promovido pela Abrasel Bahia e pela Comprove Consultoria Empresarial, com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, o concurso da moqueca vai até dezembro.
Além do título de melhor moqueca, os vencedores levam os troféus Dendê de
Ouro, Prata e Bronze. Mais informações no site concursodamoqueca.com.br.
 

x