As missões internacionais de observadores da OEA, Organização dos Estados Americanos, e do Parlasul, Parlamento do Mercosul, concluíram que o primeiro turno das eleições municipais ocorreu de "forma ordenada e pacífica".
O Tribunal Superior Eleitoral disse que foi feito um relatório parcial do trabalho de inspeção, onde consta essa conclusão.
As duas missões acompanharam a votação, fizeram inspeções nas seções eleitorais, conversaram com mesários e eleitores e fiscalizaram as condições de organização.
Segundo os observadores da OEA, o primeiro turno ocorreu sem incidentes consideráveis e contou com baixo percentual de urnas eletrônicas que apresentaram problemas. A alta participação do eleitorado também foi mencionada.
A organização fez algumas recomendações como a ampliação de campanhas de conscientização sobre a importância da participação feminina e de pessoas negras nas eleições.
Já os representantes do Parlasul reconheceram que o pleito ocorreu de forma pacífica e democrática, além de ressaltar A independência das autoridades do governo brasileiro e da Justiça Eleitoral.
Para a missão, o teste de integridade da urna contribui para promoção da confiança da população no processo de votação.
*Com informações da Agência Brasil