Especialistas debatem participação popular no Fórum Social Mundial

Publicado em 25/03/2015 - 11:26 Por Paulo Leite - Túnis, Tunísia

Hoje (25) é o primeiro dia de atividades do Fórum Mundial Social, realizado em Túnis, Tunísia. Ontem a marcha de abertura do evento reuniu mais de 20 mil pessoas, segundo a polícia tunisiana. Os participantes percorreram dois quilômetros das principais avenidas do centro da cidade.

 

Os debates acontecem no campus da Universidade El Manar, com a participação de representantes de mais de quatro mil organizações de 118 países.

 

A Casa Brasil, por exemplo, teve hoje a primeira atividade - uma mesa redonda sobre participação popular. Estavam presentes a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, e o professor da Universidade de Coimbra, o português Boaventura de Souza Santos.

 

O evento segue com atividades durante todo o dia e ao longo desta semana. No sábado, outra passeata marca o encerramento do Fórum Social Mundial.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo