logo Radioagência Nacional
Internacional

Cinzas de vulcão devem atingir capital chilena nesta sexta

Baixar
Monica Yanakiew
23/04/2015 - 21:50
Buenos Aires (Argentina)

A primeira erupção, na quarta-feira (22) à tarde, surpreendeu os chilenos. De repente, e sem qualquer aviso prévio, o vulcão Calbuco, adormecido há 43 anos, acordou, cuspindo cinzas e lava.
 

Uma enorme nuvem, parecida com um cogumelo gigante, cobriu o céu azul da cidade de Puerto Montt, que fica a 50 quilômetros do vulcão e a mil quilômetros ao Sul da capital chilena, Santiago.
 

A população local entrou em pânico, apesar de o Chile ter 500 vulcões que podem despertar a qualquer momento. O Calbuco era considerado o terceiro vulcão mais perigoso, mas não dava sinal de vida desde 1972.
 

Nas últimas 24 horas, ocorreram duas erupções. A segunda, mais forte, na madrugada de quinta-feira (23). A presidenta Michelle Bachelet decretou alerta sanitário nos municípios vizinhos e disse que vai enviar uma missão a região para avaliar os estragos. Mais de quatro mil pessoas foram obrigados a deixar suas casas.
 

O município de Ensenada, que fica a 15 quilômetros do vulcão, ficou coberto por quase meio metro de cinza.
 

Dezenas de voos foram cancelados e, segundo especialistas chilenos, até o aeroporto de Santiago, que fica a mil quilômetros ao Norte do vulcão poderá ser afetado.
 

Espera-se que os ventos levem as cinzas do Calbuco à capital chilena nesta sexta-feira (24). As cinzas, alias já cruzaram os Andes e chegaram à Patagonia argentina, afetando o turismo em alguns dos destinos prediletos dos brasileiros, como Bariloche, Villa La Angostura e San Martin de los Andes.

x