logo Radioagência Nacional
Internacional

Agência antidoping recomenda suspensão do atletismo russo

Baixar
Nanna Pôssa
09/11/2015 - 21:18
Bonn

Os atletas russos da modalidade mais tradicional das Olimpíadas podem não participar mais dos jogos no Rio de Janeiro, no ano que vem. A Agência Internacional Antidoping recomendou nesta segunda-feira (9) que a Federação Russa de Atletismo seja suspensa das próximas competições. A entidade está envolvida num escândalo de doping e sabotagem na modalidade. O líder da comissão independente que conduziu as investigações, Dick Pound, afirmou que houve interferência direta do governo russo nas operações do laboratório antidoping do país.

 

Sonora: “Nós encontramos casos de encobrimento de doping, destruição de amostras nos laboratórios e pagamentos para ocultar os resultados dos testes, entre outras ofensas.”

 

As violações criminais identificadas pela comissão, como corrupção e lavagem de dinheiro, foram encaminhadas à Interpol, que vai coordenar uma investigação global. O presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo, Sebastian Coe, disse que vai consultar o conselho da entidade sobre a suspensão. E o ministro do esporte da Rússia, Vitaly Mutko, afirmou que não há provas para apoiar as acusações feitas.

x