Chelsea Manning agradece o perdão de Obama pelo Twitter; Mike Pence diz que indulto foi um erro
Dois dias depois de ter recebido perdão do presidente Barack Obama, a ex-militar Chelsea Manning, militar transgênero condenada por vazamento de informações confidenciais ao site Wikileaks, escreveu em sua conta no Twitter um agradecimento a Obama. Ela disse: Obrigada por ter me dado uma chance.
Chelsea foi presa em 2013 por ter enviado milhares de documentos secretos ao WikiLeaks. Obama decretou sua liberdade na última terça-feira (17), e depois de o criador do site, Julian Assange, ter aceitado a extradição para os Estados Unidos caso Obama conceda clemência a Chelsea.
A militar havia tentado o suicídio duas vezes. E já havia um pedido para sua retirada do presídio em que estava. Ela passou pelo procedimento de mudança de sexo dentro da penitenciária. Após a decisão de Obama, os advogados de Assange foram mais cautelosos e disseram que ele não vai se entregar imediatamente. Ele vive na embaixada do Equador em Londres.
O vice-presidente eleito, Mike Pence, comentou a decisão de Obama sobre o indulto concedido à ex-militar, na rede de TV Foxnews. Para ele, a concessão do indulto foi um erro.