logo Radioagência Nacional
Internacional

Furacão Harvey atinge Houston como tempestade tropical

Internacional
Baixar
Paola de Orte
28/08/2017 - 19:50
Washington, (EUA)

Houston está em alerta máxima. As enchentes são as piores do Texas em cinquenta anos.


O governo confirmou duas mortes, mas a imprensa afirma que pelo menos cinco morreram e dezenas ficaram feridas. No domingo mais de duas mil pessoas foram resgatadas pela Guarda Nacional.

 

As enchentes e os danos causados pelo furacão atingem uma área onde vivem mais de seis milhões de pessoas. Mesmo regiões que não estão alagadas sofrem pela falta de energia elétrica e pelo isolamento, já que muitas estradas foram danificadas.



Os abrigos improvisados estão sobrecarregados. Só em Houston será necessário abrigar 30 mil pessoas, mas a estimativa é de que 50  distritos sofram o impacto direto da tempestade até ela terminar.

 

O volume de água é de quarenta centimetros. O governo estima que 450 mil pessoas sofram com a passagem do Harvey.


O presidente dos Estados Unidos  Donald Trump confirmou que vai visitar o Texas nesta terça, mas não está prevista uma visita às areas atingidas. Ele também decretou nesta segunda o estado de emergência na Louisiana, onde o Harvey deve chegar no final de semana.


A tempestade tropical Harvey veio do Golfo do México, entrou nos Estados Unidos pelo sul, no Texas, e só deve atingir com força total a área central de Houston na quarta-feira, de onde segue para estados vizinhos até sábado.


A preocupação das autoridades é com os reservatórios de água que já estão no limite e que poderiam transbordar.

x