Hoje, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e o alerta é para o diagnóstico precoce.
Nas fases iniciais, os sintomas do Alzheimer podem ser muito sutis, começando por lapsos de memória, dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do dia a dia, desorientação de tempo e espaço, alterações de humor e isolamento social.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos.
A estimativa é de que, no mundo inteiro, 47 milhões de pessoas sofram de demência e, a cada ano, cerca de 10 milhões de novos casos sejam registrados.
A Associação Internacional do Alzheimer ressalta que um diagnóstico precoce contribui para que a pessoa e seus familiares e cuidadores estejam melhor preparados e informados para lidar com o avanço da doença. Além disso, dá às pessoas oportunidades de viverem de forma mais produtiva e por mais tempo.
De acordo com a OMS, apesar de a idade ser o principal fator de risco para a demência, a doença não afeta apenas as pessoas de mais idade. O aparecimento de sintomas antes dos 65 anos de idade representa cerca de 9% dos casos.
Algumas pesquisas revelaram um vínculo entre a ocorrência da doença e o sedentarismo, o tabagismo, a obesidade, o consumo excessivo de álcool, o diabetes e a hipertensão arterial. Outros fatores de risco são depressão, baixo nível educacional e isolamento social.
O número de pessoas com a doença, no mundo, deve chegar a 75 milhões em 2030 e a 132 milhões em 2050. Estima-se que a cada 3 segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo.
De acordo com o Instituto Alzheimer Brasil, estima-se que cerca de 1,2 milhão de pessoas sofram de demência no país.
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 14/01/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de lançamento do programa Mais Professores, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasília Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcelo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reservados Ldu, Fluminense, recopa sul-americana](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados Primeiro dia de competições da Olimpíada do Conhecimento, regional São Paulo. Na foto: Max Wendel Morais Pereira , competidor na área de soldagem .
São Paulo (SP) 16.08.2007 - Foto: José Paulo Lacerda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)