Autoproclamada presidente da Bolívia promete convocar eleições "em breve"

Bolívia

Publicado em 18/11/2019 - 15:18 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

A autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, afirmou que, muito em breve, anunciará a convocação de novas eleições e a recuperação da credibilidade democrática.


A Bolívia enfrenta quase um mês de manifestações nas ruas, um total de 23 mortos em conflitos e a preocupação com o desabastecimento das cidades. O bloqueio das estradas está levando à escassez de alimentos e combustíveis.


Sem definir uma data, a presidente disse que seu governo sabe da urgência de se realizar novas eleições. Os presidentes da Câmara e do Senado convocaram uma sessão para esta terça-feira, no intuito de dar início ao processo. Mas existe a possibilidade de convocação de eleições por decreto, caso as negociações no Legislativo não avancem.


A convocação de eleições por decreto já aconteceu uma vez na Bolívia e serve como jurisprudência para o atual governo.


Apesar de o governo e a oposição afirmarem que querem paz e diálogo, ainda não se sabe como o Congresso se posicionará nos próximos dias. O partido Movimento ao Socialismo, de Evo Morales, tem maioria tanto no Senado como na Câmara e pode barrar votações importantes, como a convocação de novas eleições, por exemplo.


As eleições gerais do dia 20 de outubro deste ano foram anuladas devido a irregularidades detectadas em uma auditoria da Organização dos Estados Americanos (OEA). No último dia 10, pressionado pelas Forças Armadas, Evo Morales renunciou e se exilou no México.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo