Presidente do Uruguai promete mais policiais nas ruas

Segurança Pública

Publicado em 02/03/2020 - 18:42 Por Marieta Cazarré - Montevideo

Nesta segunda-feira (02), Luis Lacalle Pou, recém empossado presidente do Uruguai, afirmou que uma das suas prioridades é aumentar a presença policial em todo o país.



Lacalle Pou destacou que o novo governo está comprometido em recuperar o território nacional e que os uruguaios precisam se levantar em seus bairros pensando que haverá um policial e não um criminoso.



Em 2018, pela primeira vez na história uruguaia, o país alcançou dois dígitos na taxa que mede o número de homicídios. Foram registrados 11,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes, de acordo com o Observatório de Violência e Criminalidade do Ministério do Interior do Uruguai.
 

 

O aumento da violência colocou o Uruguai em quarto lugar na América do Sul, menos violento apenas que Venezuela, Brasil e Colômbia. Outro ponto que o novo presidente do Uruguai reforçou foi o controle do sistema prisional e o combate ao narcotráfico.

 

O presidente disse ainda que os uruguaios terão de se acostumar a apresentar os documentos para a polícia. Lacalle Pou afirmou que acredita que um cidadão que esteja andando ou trabalhando entenderá que o estão protegendo.

Últimas notícias
Geral

Procon orienta sobre preços abusivos no comércio do Rio Grande do Sul

Após denúncias de aumento de preços por alguns comerciantes, os Procons são orientados a reforçar a fiscalização para evitar a alta na venda de itens de primeira necessidade como água e alimentos, diante da situação de calamidade. 

Baixar arquivo
Geral

Receita amplia prazo de entrega do IR para municípios do RS

Os contribuintes de 336 municípios que estão em situação de calamidade pública terão até dia 31 de agosto para enviar a declaração do Imposto de Renda. A Receita prorrogou ainda o prazo para pagamento de tributos federais, incluindo parcelamentos e outras obrigações.

Baixar arquivo
Geral

1,4 mi de pessoas foram atingidas pelas enchentes do RS; 90 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 156 mil desalojadas; 48 mil, em abrigos e 362 feridas. Mais de 46 mil pessoas foram resgatadas em todo o Estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Operação resgata oito trabalhadores em Pernambuco

Os trabalhadores resgatados atuavam na extração de madeira, para empresas da cadeia produtiva do Polo Gesseiro do estado, em condições degradantes, insalubres e inseguras. Segundo investigação, os alojamentos eram de lona e madeira, sem qualquer instalação sanitária, sem energia elétrica, água e foram construídos pelos próprios trabalhadores.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Academia Brasileira de Ciências debate inteligência artificial

O evento busca levar ao público diferentes olhares da comunidade científica sobre a influência da inteligência artificial em áreas como ciência, saúde e educação. 

Baixar arquivo
Geral

TRE-AL cassa mandatos de todos os vereadores de Porto Real do Colégio

Em 2022 e 2023, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu anular todos votos recebidos pelo MDB e pelo Progressista para o cargo de vereador em Porto Real do Colégio, por constatar que os partidos usaram candidaturas femininas fictícias, burlando a cota de gênero.

Baixar arquivo