Trump concede indulto a 73 pessoas antes de deixar presidência dos EUA

Publicado em 20/01/2021 - 15:05 Por Márcia Bechara, Rádio França Internacional - Paris

Poucas horas antes do fim de seu mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu o indulto presidencial a 73 pessoas e alterou 70 sentenças judiciais para penas mais leves. Entre os beneficiados está Steve Bannon, seu conselheiro até 2017, acusado de ter enganado milhares de investidores que pensavam ter aplicado dinheiro para o cumprimento de uma das principais promessas eleitorais do republicano: a construção de um muro na fronteira com o México.

Bannon, de 66 anos, foi um dos arquitetos da bem-sucedida campanha presidencial de Donald Trump, em 2016, antes de ser demitido pelo bilionário, em agosto de 2017. Ele foi acusado de desviar mais de um milhão de dólares da verba arrecadada e supostamente destinada para o projeto do muro na fronteira. De acordo com a acusação, o dinheiro também cobriria "centenas de milhares de dólares de gastos pessoais". 

À medida que Trump se tornou alvo de críticas de outros republicanos, líderes empresariais e aliados estrangeiros dos Estados Unidos, o presidente passou a receber pedidos pela demissão do estrategista-chefe, conhecido por suas visões políticas de extrema direita.

Em agosto de 2020, a Procuradoria de Nova York anunciava a prisão do ex-conselheiro do presidente americano por fraude contra cidadãos que doaram dinheiro para a construção da muralha na fronteira com o México. 

Essa não foi a primeira vez que Trump usou o seu poder presidencial para conceder indulto a seus colaboradores. Nos últimos meses, ele já havia perdoado outras pessoas e mesmo parentes, alguns dos quais haviam sido condenados em razão da investigação sobre um possível conluio entre a Rússia e sua equipe de campanha, em 2016. Em uma das últimas listas de indultos, Trump perdoou Charles Kushner, pai do marido de Ivanka Trump.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Saúde

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo