Bolívia fecha fronteira com Brasil para conter variante da Covid-19
O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou nesta quinta-feira (1), por meio de uma rede social, o fechamento de toda a fronteira com o Brasil para tentar impedir o avanço da variante brasileira do novo coronavírus.
Conforme o comunicado, a medida será temporária, inicialmente por sete dias, a contar desta sexta-feira (2).
Os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores bolivianos podem providenciar o fechamento de outros pontos do país, a partir da situação epidemiológica, informou o presidente do país vizinho durante transmissão na internet. Luis Arce destacou que a medida é para proteger a população.
Também nesta quinta-feira, o Chile anunciou medidas para conter o aumento dos casos e mortes pelo novo coronavírus. Durante 30 dias, a contar da próxima segunda-feira, dia 5, todas as fronteiras chilenas, terrestres e aéreas, estarão fechadas.
Autoridades de saúde já detectaram a presença das variantes brasileira e britânica da Covid-19 no Chile.
A Organização Pan-americana da Saúde (Opas), alertou nessa quinta-feira que os casos da doença estão em alta nas Américas e que são necessárias ações preventivas para evitar que este pico do novo coronavírus seja pior que o enfrentado por países do continente no ano passado.