França libera entrada de viajantes totalmente imunizados

Publicado em 18/07/2021 - 13:55 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A França está reabrindo o fluxo de viajantes desde o início de junho e neste fim de semana liberou a entrada de viajantes totalmente imunizados, até mesmo brasileiros. De acordo com informações do governo Francês, quem já recebeu as duas doses ou dose única de vacina aceita no país - Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson – precisa apenas apresentar o comprovante de vacinação. Neste caso, não será necessário ficar em isolamento, nem apresentar teste de covid ou motivo para a viagem.

Na classificação do governo francês quanto aos indicadores de saúde, o Brasil está na lista vermelha, ou seja, tem circulação ativa do vírus e presença de variantes preocupantes, assim como quase toda a América do Sul. As exceções são Peru, Equador, Venezuela e Guiana, que estão na classificação laranja.

Para quem ainda não foi vacinado e está na lista de países vermelhos, há ainda uma série de regras rígidas para entrar na França. É preciso apresentar motivo convincente para a viagem e o governo já alerta em sua página na internet que férias não é motivo imperioso para a entrada. Na lista dos chamados motivos convincentes estão ser cidadão francês, ser trabalhador do setor de transporte ou ainda ser viajante em trânsito há menos de 24 horas na zona internacional.

O viajante não vacinado deve ainda apresentar o teste RT-PCR ou teste de antígeno negativo em menos de 48 horas antes de sair do país de origem, realizar teste antigênico na entrada em território metropolitano e ainda, fazer quarentena controlada obrigatória de 10 dias.

Aos poucos, a França está retomando atividades culturais e de lazer, com alguns cuidados. A partir de 21 de julho, por exemplo, será obrigatória a apresentação de um passe sanitário em todos os locais de lazer e cultura reunindo mais de 50 pessoas. No início de agosto, o passe também será necessário para a entrada em cafés, restaurantes, shopping centers, e viagens de trem e avião.

A meta do país é vacinar 40 milhões de pessoas com pelo menos uma dose da vacina até o fim de agosto e até lá, ter 85% de pessoas com mais de 50 anos ou com comorbidades vacinadas.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

É importante observar alguns detalhes como o CNPJ da empresa e se ela oferece canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail, além de salvar ou imprimir cada passo da compra. 

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS: 78 mortes e mais de 840 mil afetados

Mais de 840 mil foram afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.  Esse é o maior desastre ambiental da história do estado.  341 municípios foram atingidos pelas chuvas.  O número de mortes subiu para 78, 105 pessoas estão desaparecidas, mais de 115 mil desalojadas

Baixar arquivo
Política

Semana do Congresso tem análise de vetos e discussão sobre jogos

Além disso, na quarta-feira (8), deve ser instalada comissão especial para analisar PEC que reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes e emergências naturais.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: coroação do Rei Charles

Em 6 de maio de 2023, Charles III recebeu a coroa e se tornou Rei do Reino Unido e chefe de estado de mais 14 estados soberanos e independentes da Commonwealth. O novo soberano tornou-se o 40º monarca a ser coroado no local desde 1066. 

Baixar arquivo
Economia

Como declarar a rescisão contratual no Imposto de Renda 2024?

O Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como fazer a declaração de valores recebidos na rescisão contratual durante a declaração do Imposto de Renda e há algum valor a pagar.

Baixar arquivo
Geral

Empates na Série A; Norris vence emocionante GP

Grande prêmio de Miami de fórmula 1 nos Estados Unidos. O inglês Lando Norris da McLaren venceu a corrida.

Baixar arquivo