Ao redor do mundo, a situação varia para os brasileiros que pretendem fazer turismo. Por isso, é importante prestar atenção às regras de entrada antes de planejar a viagem.
Em Portugal, a entrada de brasileiros está liberada desde o dia 31 de agosto, mesmo para quem não estiver vacinado. Mas é obrigatório apresentar o teste PCR ou de antígeno, com até 72 horas de antecedência.
A França também recebe turistas brasileiros, desde que estejam totalmente vacinados. Para entrar, basta apresentar o certificado de vacinação e um teste do tipo RT-PCR. Quem não estiver vacinado pode tentar justificar, mas a análise será feita caso a caso e será necessário fazer isolamento de dez dias, monitorado pelas autoridades francesas.
A Espanha só aceita turistas brasileiros vacinados, sem a necessidade de cumprir quarentena. A regra vale para quem tem 12 anos ou mais. As crianças não precisam apresentar o certificado de vacinação, mas devem estar acompanhadas de adultos totalmente imunizados.
Na Itália, é proibida a entrada de qualquer pessoa que tenha passado pelo Brasil nos últimos 14 dias. Ou seja, pelo menos até o dia 25 de outubro, quando essa regra passará por revisão, é preciso fazer a quarentena em outro país antes de viajar para a Itália.
O Reino Unido não autoriza a entrada de turistas brasileiros.
Na Argentina, Uruguai e Austrália, as fronteiras permanecem fechadas para todos os turistas. No caso da Argentina, o governo anunciou que vai emitir novas orientações no dia 1º de outubro.