Embaixada brasileira de Kiev é transferida para capital da Moldávia
A Embaixada brasileira de Kiev foi transferida para a capital da Moldávia, Chisinau. O país fica ao sul da Ucrânia. A decisão foi tomada frente a redução das condições de segurança e visa expandir a atuação do posto nas rotas mais utilizadas pelos brasileiros que deixam o território ucraniano.
O embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Rapesta, que atualmente acumula a função de embaixador na Moldávia, vai comandar a Embaixada de Kiev e fazer os trabalhos de análise política a partir de Chisinau, onde já funciona um dos postos de atendimento consular a cidadãos brasileiros evacuados da Ucrânia.
Rapesta e sua equipe já haviam saído de Kiev na última quarta-feira, dia 2, por questões de segurança, já que as tropas russas aumentavam a pressão sobre a cidade.
O posto de atendimento consular aberto na cidade ucraniana de Lviv será comandado pelo Embaixador do Brasil em Sarajevo, Lineu Pupo de Paula, que foi deslocado para a cidade temporariamente. A força-tarefa do Itamaraty para apoio aos brasileiros na zona de conflito também está sob a responsabilidade dele.
Servidores locais das Embaixadas em Kiev, Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia seguem atendendo brasileiros que queiram sair da Ucrânia.
Em casos de emergência, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores pode ser contatado pelo número de telefone 55, que é o código do Brasil, DDD 61 número 98260-0610. A Embaixada continua transmitindo orientações pelo Telegram.