Embaixada brasileira de Kiev é transferida para capital da Moldávia

Cidade de Chisnau fica no país ao sul da Ucrânia

Publicado em 05/03/2022 - 14:37 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 05/03/2022 - 17:31

A Embaixada brasileira de Kiev foi transferida para a capital da Moldávia, Chisinau. O país fica ao sul da Ucrânia. A decisão foi tomada frente a redução das condições de segurança e visa expandir a atuação do posto nas rotas mais utilizadas pelos brasileiros que deixam o território ucraniano.

O embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Rapesta, que atualmente acumula a função de embaixador na Moldávia, vai comandar a Embaixada de Kiev e fazer os trabalhos de análise política a partir de Chisinau, onde já funciona um dos postos de atendimento consular a cidadãos brasileiros evacuados da Ucrânia.

Rapesta e sua equipe já haviam saído de Kiev na última quarta-feira, dia 2, por questões de segurança, já que as tropas russas aumentavam a pressão sobre a cidade.

O posto de atendimento consular aberto na cidade ucraniana de Lviv será comandado pelo Embaixador do Brasil em Sarajevo, Lineu Pupo de Paula, que foi deslocado para a cidade temporariamente. A força-tarefa do Itamaraty para apoio aos brasileiros na zona de conflito também está sob a responsabilidade dele.

Servidores locais das Embaixadas em Kiev, Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia seguem atendendo brasileiros que queiram sair da Ucrânia.

Em casos de emergência, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores pode ser contatado pelo número de telefone 55, que é o código do Brasil, DDD 61 número 98260-0610. A Embaixada continua transmitindo orientações pelo Telegram.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

FAB está de prontidão para resgatar brasileiros em áreas de conflito

Após os ataques do Irã a Israel, o governo brasileiro informou que está pronto, caso necessário, para resgatar brasileiros na área de conflito. Em nota, a Força Aérea Brasileira afirma se manter em prontidão para atuar a qualquer hora e em qualquer local, assim que for acionada pelas autoridades.

Baixar arquivo
Internacional

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste domingo

A reunião acontece após pedido de Israel, que foi atacado pelo Irã na noite desse sábado (13). O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo “o fim imediato das hostilidades”.

Baixar arquivo
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo