logo Radioagência Nacional
Internacional

Tropas russas continuam ofensiva em várias regiões da Ucrânia

Baixar
Maria Paula Carvalho - Repórter da RFI
02/03/2022 - 18:15
Paris - França

As tropas russas continuam a ofensiva em várias regiões do país. Moscou concentra seus esforços militares em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, com 1,4 milhão de habitantes onde as tropas russas desembarcaram de helicóptero. 

Um ataque atingiu esta manhã à sede da polícia local e a Universidade de Kharkiv localizada a 50 quilômetros da fronteira russa. Pelo menos quatro pessoas morreram e nove ficaram feridas nesses bombardeios.

Neste sétimo dia da invasão o exército russo anunciou ter tomado também o controle de Kherson, cidade ao sul da Ucrânia, na fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014. O exército russo já conquistou o controle do porto de Berdianski e executa uma grande contra Mariupol, também ao sul do país. Por lá a Grécia prepara a retirada de seus diplomatas, jornalistas e cidadãos diante do avanço das tropas russas.

Na capital ucraniana, Kiev, os moradores que não fugiram se preparam há vários dias para um ataque russo. Mas segundo Pentágono neste momento o exército russo é prejudicado pela resistência ucraniana com dificuldades no fornecimento de combustíveis e alimentos.

Vamos ouvir agora o depoimento de uma moradora de Kiev: "Depois de alguns dias na expectativa deste ataque você se acostuma e sente cada vez menos medo. As sirenes antibombas são acionadas o tempo todo, mas vejo pessoas continuando a fazer compras enquanto os alarmes soam, obviamente para algumas pessoas é pior, alguns vivem o tempo todo no metrô ou em abrigos anti-aéreos. Eu me escondi só uma vez, mas  o clima estava muito tenso. Estava muito sujo, empoeirado, então decidi me refugiar em casa. Eu durmo no corredor onde não há janelas. É o lugar mais seguro da minha casa."

 

x