Aumenta o tempo de espera de visto de viagem para os Estados Unidos

Publicado em 06/05/2022 - 15:03 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Com a reabertura dos serviços de emissão de vistos para turistas nos consulados norte-americanos em novembro do ano passado, os pedidos foram se acumulando, além do aumento da procura este ano, com mais pessoas querendo viajar.

Por isso o tempo de espera para a emissão do visto americano cresceu muito. No consulado na capital paulista, a espera é de 354 dias, ou seja, 11 meses e 24 dias. No Rio de Janeiro, as pessoas estão aguardando 252 dias, em Recife, 204, e na embaixada em Brasília o tempo de espera chega a 268 dias.

De acordo com dados do Departamento de Estado norte-americano, somente em março deste ano, os serviços consulares no Brasil já emitiram mais de 70 mil vistos de turista tipo B1 e B2, quantidade muito superior aos pouco mais de 3 mil e 700 emitidos em todo o ano de 2021. Para efeito de comparação, no período pré-pandemia, em 2018, foram emitidos mais de 579 mil vistos.

Em comunicado, o Departamento de Estado norte-americano avisa os viajantes brasileiros que o tempo necessário para imprimir um visto aprovado está sendo maior que o normal e pede que levem essa informação em consideração caso tenham necessidade de fazer uma viagem a curto prazo

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Educação

Começa na segunda-feira prazo para pedir isenção no Enem

Começa, nesta segunda-feira (15), o prazo para pedido de isenção da inscrição do Enem 2024.

A solicitação para fazer a prova de graça vai até 26 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Termina nesta segunda o Mutirão de Negociação de Dívidas da Febraban

A iniciativa conta com apoio da Secretária Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o país. Só podem ser negociados débitos sem bens dados em garantia, como aquela dívida do cartão de crédito, o cheque especial e empréstimo pessoal.

Baixar arquivo
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo