Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

Publicado em 23/05/2022 - 18:26 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico. Ele discursou no Fórum Econômico Mundial, que reúne mais de 2 mil líderes de países e especialistas até quinta-feira (26), em Davos, na Suíça.

Zelensky defendeu mais sanções contra a Rússia e uma “retirada completa do mercado russo”. O presidente ucraniano pediu aos países ajuda, o mais rápido possível, para vencer a guerra e para reconstruir o país após o conflito.

O Fórum volta a ocorrer em formato presencial, após dois anos, por causa da pandemia.

O ministro Paulo Guedes também participa do evento. Na agenda estão previstas reuniões sobre crescimento sustentável, parcerias econômicas com a Ásia, o Pacífico e a América Latina.

Segundo o Ministério da Economia, Guedes vai apresentar o Brasil como destino de investimentos, com destaque para a segurança energética e a alimentar internacional.

Nesta tarde, o ministro se encontrou com a ministra da Economia da Ucrânia. No encontro, reafirmou a condenação das hostilidades e o compromisso do Brasil com a retomada de negociações pacíficas entre o país e a Rússia.

Nesta segunda, a agenda de Paulo Guedes ainda conta com um encontro bilateral com o copresidente da gestora de investimentos General Atlantic, Martín Escobari, e um jantar do BTG.

Na edição deste ano do Fórum, o Brasil é um dos quatro países ou regiões que terão painéis de discussão exclusivos.
 

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo