Interiorização beneficia 76 mil refugiados venezuelanos no Brasil

Desde 2018, grupo saiu de Boa Vista (RR) para várias cidades do país

Publicado em 13/06/2022 - 16:27 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Entre abril de 2018 e maio de 2022, mais de 76 mil pessoas foram transferidas de Roraima para diferentes estados brasileiros por iniciativa do governo federal, apoiados pela ACNUR - Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados. 

De acordo com a agência da ONU, os migrantes permanecem por três meses nos abrigos temporários antes de serem inseridos em uma nova cidade. Desde 2018, 844 municípios brasileiros receberam pessoas nestas condições. A ideia é diminuir a pressão sobre serviços públicos em Roraima, porta de entrada para a maioria dos refugiados da Venezuela.

Cidades como Rio de Janeiro e Brasília estão entre as que mais receberam migrantes e refugiados que passaram por Boa Vista. A capital fluminense já recebeu 1.620 pessoas e a capital do país recebeu quase duas mil pessoas.

Outro dado da Agência da ONU para Refugiados divulgado nesta segunda-feira e que chama atenção é a situação dos refugiados da Ucrânia desde o início da guerra com a Rússia. O número estimado em 44 países europeus desde o dia 24 de fevereiro aponta que, até a semana passada, cerca de 7 milhões e trezentas mil passagens foram registradas na fronteira saindo do país, com apenas 2 milhões e trezentas mil passagens de retorno. Os dados da Acnur não levam em conta os deslocamentos internos de ucranianos fugindo das áreas de conflito.

Dos quase 5 milhões de refugiados ucranianos na Europa, mais de 3 milhões já se registraram para receber algum tipo de proteção temporária. Entre os refugiados que retornam para a Ucrânia, muitos avaliam a situação, verificam propriedades, visitam membros da família ou oferecem ajuda para eles saírem do país.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo