Interiorização beneficia 76 mil refugiados venezuelanos no Brasil

Desde 2018, grupo saiu de Boa Vista (RR) para várias cidades do país

Publicado em 13/06/2022 - 16:27 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Entre abril de 2018 e maio de 2022, mais de 76 mil pessoas foram transferidas de Roraima para diferentes estados brasileiros por iniciativa do governo federal, apoiados pela ACNUR - Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados. 

De acordo com a agência da ONU, os migrantes permanecem por três meses nos abrigos temporários antes de serem inseridos em uma nova cidade. Desde 2018, 844 municípios brasileiros receberam pessoas nestas condições. A ideia é diminuir a pressão sobre serviços públicos em Roraima, porta de entrada para a maioria dos refugiados da Venezuela.

Cidades como Rio de Janeiro e Brasília estão entre as que mais receberam migrantes e refugiados que passaram por Boa Vista. A capital fluminense já recebeu 1.620 pessoas e a capital do país recebeu quase duas mil pessoas.

Outro dado da Agência da ONU para Refugiados divulgado nesta segunda-feira e que chama atenção é a situação dos refugiados da Ucrânia desde o início da guerra com a Rússia. O número estimado em 44 países europeus desde o dia 24 de fevereiro aponta que, até a semana passada, cerca de 7 milhões e trezentas mil passagens foram registradas na fronteira saindo do país, com apenas 2 milhões e trezentas mil passagens de retorno. Os dados da Acnur não levam em conta os deslocamentos internos de ucranianos fugindo das áreas de conflito.

Dos quase 5 milhões de refugiados ucranianos na Europa, mais de 3 milhões já se registraram para receber algum tipo de proteção temporária. Entre os refugiados que retornam para a Ucrânia, muitos avaliam a situação, verificam propriedades, visitam membros da família ou oferecem ajuda para eles saírem do país.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo