As buscas por sobreviventes continuam na Síria e na Turquia, quatro dias após os terremotos. O número de mortos na tragédia já passa de 20 mil.
Isso é mais que as vítimas do terremoto de 1999, que deixou 17 mil mortos.
Cada sobrevivente que saí dos escombros é um alívio para as equipes de resgate. Em Diyarbakir, na Turquia, um garoto de seis anos foi salvo depois de quase 80 horas soterrado.
E em Kirikan, também na Turquia, uma mulher de 40 anos também foi retirada com vida após 72 horas embaixo dos escombros.
As boas notícias, porém, vão se tornando cada vez menos frequentes. É que à medida que as horas passam fica mais difícil encontrar sobreviventes.
Em Idlib, na Síria, as tendas montadas para desabrigados de guerra agora acolhem vítimas do terremoto. Mas falta comida e água. Só nessa quinta-feira (09) os primeiros suprimentos das nações unidas começaram chegar à região, mas não são suficientes.
Segundo as Nações Unidas, o número de mortos na tragédia pode chegar a 40 mil. E de acordo com a organização mundial de saúde outros milhares podem perder a vida ainda por falta de condições adequadas de moradia e alimentação.
![Isac Nóbrega/PR Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo Brasília (DF) 20/10/2024 - Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre (RS)
Foto: André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 15/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva fala durante entrevista coletiva após cirurgia no hsopital Sírio-Libanês. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![REUTERS/Rick Wilking/Proibida reprodução dólar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)