A partir deste mês é possível concorrer a bolsas de estudo no Japão. De acordo com a Embaixada Japonesa, as inscrições para bolsas de pesquisa começam na segunda-feira e podem ser feitas até 2 de junho.
Os candidatos têm que ter Ensino Superior completo e no máximo 34 anos em 1º de abril de 2024. Serão analisados o histórico escolar, certificados e outros documentos do candidato, além do projeto de pesquisa.
Os pré-selecionados fazem provas de inglês e japonês e, se aprovados, entrevista eliminatória. A assessora executiva Marta Yada, da Embaixada do Japão em Brasília, fala das bolsas de pesquisa mais procuradas.
Já as inscrições para bolsas de graduação, cursos técnicos e profissionalizantes são no mês que vem e vão até 21 de junho. É preciso ter Ensino Médio concluído até 2023 e no máximo 24 anos. Os candidatos fazem provas de inglês, japonês, testes na área de estudo e entrevista. Os documentos também serão avaliados.
Todos os cursos dão diploma ou certificado, o que abre portas para chances reais de trabalho no Japão, como explica Marta Yada.
Todas as bolsas incluem passagem para o Japão, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal.
Mais informações podem ser acessadas na página da Embaixada do Japão: br.emb-japan.go.jp