Lula viaja para Europa e deve visitar Itália e França
O presidente Lula viaja, nesta madrugada, para Europa, onde terá agendas na Itália, no Vaticano e na França. O Itamaraty informou os principais pontos da agenda do presidente da República.
Nesta terça-feira, Lula terá agendas pessoais.
Lula encontrará com o presidente da República Italiana, Sergio Matarrella, na quarta-feira, para discutir pautas de interesse dos dois países, como o Acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Não há encontro previsto com a primeira ministra da Itália, Giorgia Meloni.
A secretária de Europa do Itamaraty, Maria Luisa Escorel, ressalta a importância da viagem à Itália.
A última viagem de um presidente do Brasil para a Itália foi em 2015, com a ex-presidenta Dilma Rousseff.
Lula encontra ainda na quarta, com Papa Francisco, no Vaticano, para discutir questões relacionadas ao combate a pobreza, meio ambiente e a guerra na Ucrânia.
Na quinta e na sexta, o presidente Lula estará em Paris, na França, para Cúpula sobre Novo Pacto Financeiro Global. Philip Fox, diretor de Departamento de Política Econômica do Itamaraty, explica que o Brasil rá defender a necessidade de políticas que abordem o desenvolvimento sustentável de maneira integral.
Lula também vai encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, na sexta. Há também encontro confirmado com presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Outros encontros com autoridades estrangeiras ainda podem ser confirmados.