Em posse, Milei reafirma intenção de reformas agressivas no Estado

Novo presidente argentino falou de passado como tempo de "decadência"

Publicado em 10/12/2023 - 18:11 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Javier Milei tomou posse neste domingo (10).

O presidente mais votado na história da Argentina declarou, durante a sua posse, que começa uma nova era na história do país. E que o longo e triste período de decadência termina agora, com a retomada do caminho de reconstrução da Argentina. Nas palavras de Milei, os argentinos expressaram uma vontade de agora.

Ele incluiu um discurso que não faz parte do protocolo da cerimônia tradicional de posse. Durante o pronunciamento, o novo presidente dos argentinos declarou que o passado não importa e que não vai tolerar hipocrisia e desonestidade em seu governo.

Milei qualificou a situação financeira do país como a pior herança de um governo na história. O novo presidente disse que, para se recuperar economicamente, é preciso que a Argentina faça um forte ajuste nas contas públicas.

Milei vem sendo criticado por tentar imitar as cerimônias dos presidentes dos Estados Unidos, que fazem o discurso diante do Capitólio, em Washington.

A programação da cerimônia de posse incluiu ainda a recepção de líderes e autoridades estrangeiras, a posse dos Ministros na Sala Branca e uma apresentação de gala no Teatro Colón, na capital portenha.

Javier Milei foi eleito ao derrotar o peronista Sergio Massa nas urnas em novembro.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Aneel mantém multas contra a concessionária de energia Enel

Penalidades foram aplicadas devido a falhas no fornecimento de energia na cidade de São Paulo e região metropolitana, entre 2019 e 2021. O último apagão foi em novembro do ano passado e afetou mais de dois milhões de pessoas

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia Legal tem queda de 60%

A queda foi registrada entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. A perda ainda equivale a 250 campos de futebol, por dia, mas é o décimo mês consecutivo de redução do desmatamento

Baixar arquivo
Educação

Governo lança o programa Alfabetiza Juntos SP

O programa terá o investimento de R$ 200 milhões e tem como meta alcançar 90% de crianças leitoras até 2026 em todo estado de São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados já começaram a vacinação contra dengue em crianças

Crianças de 10 e 11 anos receberam a primeira dose do imunizante. A segunda dose será aplicada com um intervalo de três meses. 

Baixar arquivo
Internacional

Ministros de relações exteriores do G20 se reúnem no Rio de Janeiro

Onze delegações de países convidados, como Angola e Portugal, e de 13 organizações globais, como Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio também participam do encontro. 

Baixar arquivo
Geral

Acidente de helicóptero deixa sete pessoas feridas em Barueri

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública as vítimas tinham idades entre 9 e 51 anos. Eram duas crianças, duas mulheres e três homens, sendo um deles o piloto.

Baixar arquivo