Embaixador da Palestina pede apoio de Lula à denúncia contra Israel
Em reunião com o presidente Lula, nesta quarta-feira (10), o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, pediu apoio à denúncia apresentada pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça, principal órgão judicial da Organização das Nações Unidas. O país africano acusa Israel de genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.
Segundo Alzeben, o governo brasileiro está estudando o apoio à ação, mas, para ele, independentemente da decisão, ficou clara a posição do Brasil de condenar qualquer tipo de genocídio contra qualquer ser humano.
As audiências da Corte Internacional de Justiça para discutir a denúncia com representantes do país africano e de Israel estão marcadas para esta quinta (11) e sexta-feira. Entre os 15 juízes que compõem o órgão, está Leonardo Nemer Caldeira Brant, representante do Brasil.
O embaixador da Palestina aqui no país espera que o resultado ajude a interromper o conflito na Faixa de Gaza, que já deixou mais de 22 mil palestinos mortos, principalmente mulheres e crianças.
O governo de Israel afirma que a ação na corte internacional é infundada, nega as acusações de genocídio e culpa o Hamas pelo sofrimento dos palestinos na Faixa de Gaza.