Mundo: ONU acredita que russos atacaram hospital infantil na Ucrânia

A hipótese partiu da análise de vídeos e de uma inspeção no local

Publicado em 09/07/2024 - 19:12 Por Pedro Moreira - da TV Brasil* - Brasília

A ONU disse hoje acreditar que o ataque ao hospital infantil de Kiev ontem foi provavelmente um bombardeio direto de um míssil russo.

A chefe da Missão de Direitos Humanos da ONU na Ucrânia disse que a hipótese partiu da análise de vídeos e de uma inspeção no local, contradizendo a versão russa de que o hospital teria sido atingido por um míssil do sistema de defesa antiaérea da própria Ucrânia.

Kiev divulgou fotos de supostos fragmentos de um míssil de cruzeiro russo. No Conselho de Segurança da ONU, Moscou seguiu responsabilizando a Ucrânia pelo ataque.

Argentina

Na Argentina, o presidente Javier Milei assinou um pacto a muito adiado com 18 dos 23 governadores provinciais no esforço para ampliar o apoio às reformas econômicas.

O partido de Milei não tem maioria parlamentar nem governadores eleitos. Entre os 10 itens do pacto estão um orçamento equilibrado e negociável, cortes profundos nas despesas públicas, reformas fiscais e trabalhistas.

Horas depois, nas comemorações dos 208 anos de independência da Argentina, Milei rompeu com o protocolo e subiu em um tanque do exército, acompanhado da vice-presidente Victoria Villarroel.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, na cúpula dos 75 anos da OTAN, o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, anunciou um novo comando militar na Alemanha para treinar e equipar tropas ucranianas.

O secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, informou sobre um acordo que vai permitir as fabricantes de armas na Europa e na América do Norte produzirem em grande escala.

Já a porta-voz da Casa Branca recebeu uma enxurrada de perguntas sobre a capacidade do presidente Joe Biden de governar por mais quatro anos. Ela afirmou que Biden está intensificando a agenda de compromissos e que está determinado a permanecer na disputa eleitoral.

O presidente americano discursa na cúpula da OTAN esta noite.

*Com informações da Agência Reuters. 

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Cultura

Vírginia Rodrigues lança álbum Poesia e Nobreza

Reconhecida internacionalmente pelo seu canto lírico, que une o erudito e o popular, a cantora baiana celebra quase três décadas de carreira. 

Baixar arquivo
Internacional

Trump é retirado de comício após tiros; Lula repudia atentado

O ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump foi retirado de um comício com sangue na orelha após sons de tiros. Ele participava de um comício no estado da Pensilvânia. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa encontra níveis elevados de álcool em pães de forma

Levantamento feito pela Proteste mostrou índices elevados em seis produtos de três marcas. Uso indevido de antimofos pode explicar teor alcoólico

 

Baixar arquivo
Geral

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa no domingo

Última edição aconteceu há 8 anos. O evento tem como tema o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”

Baixar arquivo
Geral

RS: Governo Federal apura fraudes em mais de 300 mil benefícios

Prefeituras gaúchas devem enviar nome e CPF dos integrantes da família e o endereço. Municípios também deve indicar as áreas que foram afetadas pelas chuvas. Tem direito ao Auxílio Reconstrução, as famílias de regiões afetadas pelas enchentes.

Baixar arquivo
Geral

Meteoro ilumina noite no Piauí

Moradores de várias cidades divulgaram imagens do fenômeno na internet. O clarão forte fez a noite parecer dia

Baixar arquivo