logo Radioagência Nacional
Justiça

DF é condenado a indenizar agente de vigilância ambiental por usar carro próprio em inspeções

Justiça
Baixar
Lucas Pordeus León
01/12/2019 - 08:00
Brasília

Um agente da vigilância ambiental da Secretaria de Saúde ganhou indenização, na Justiça, por ter que usar o carro próprio para realizar visitas em residências. A servidora alegou que a Administração do Distrito Federal não disponibiliza veículos para nenhum servidor da área.

 

Para não pagar a indenização, o Distrito Federal alegou que não há prova de que ela usa o carro próprio.

 

A juíza responsável, ao analisar os autos, rebateu dizendo que a atividade da servidora é realizar inspeção em imóveis e que se ela não estivesse fazendo o próprio trabalho caberia ao governo demonstrar, o que não ocorreu.

 

A Justiça, então, determinou o pagamento de pouco mais de R$26 mil em indenização. Ainda cabe recurso desta decisão.

 

Em setembro, o Segundo Juizado Especial da Fazenda Pública já havia condenado o DF a pagar outra servidora pelo mesmo motivo.

 

Um dos serviços da vigilância ambiental é realizar inspeção em imóveis para avaliar as condições que podem representar riscos à saúde.

 

A atividade auxilia, por exemplo, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da Chikungunya e Zika, além de fazer o controle de barbeiros, que transmite a doença de chagas, e de animais peçonhentos, como escorpiões e lacraias.

 

Segundo último boletim da Secretaria de Saúde, o DF saltou de pouco mais de 3,2 mil casos suspeitos de dengue em 2018 para mais de 50 mil casos neste ano, um aumento de mais de 1.500% .  48 pessoas morreram de dengue em 2019, contra um óbito registrado no mesmo período do ano passado.

x