EMS leva multa por falta de recall em medicamento

Grupo Farmacêutico

Publicado em 06/04/2020 - 11:35 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O grupo empresarial EMS foi multado em R$6,5 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, por não ter feito o recall de lotes de um medicamento para pressão alta. Nesses lotes foram encontradas impurezas que podem causar câncer, já que se trata de um remédio de uso contínuo.

 

O grupo EMS é formado pela Sigma Pharma, Germed Farmacêutica, Legrand Pharma Indústria Farmacêutica e Nova Química Farmacêutica.

 

Segundo o Ministério da Justiça, as empresas foram omissas, violaram o Código de Defesa do Consumidor. A campanha de recall seria destinada ao recolhimento de produtos que têm, na composição, uma substância chamada NITROSAMINA, que traz risco de câncer se usado prolongadamente.

 

O alerta veio das agências europeia e norte-americana de medicamentos.

 

A reportagem entrou em contato com a empresa, mas não obteve resposta.

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo