STF elege Luiz Fux como novo presidente do tribunal

Mandato de 2 anos

Publicado em 25/06/2020 - 19:45 Por Gésio Passos - Brasília

O ministro Luiz Fux será o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir do dia 10 de setembro. Fux foi eleito em plenário virtual, nesta quinta-feira (25), com 10 dos 11 votos dos ministros. O mandato do presidente da mais alta corte do país é de dois anos.


No STF, a tradição é que o mais antigo membro da corte, que ainda não tenha presidido o tribunal, assuma a presidência. Pela fila, é a vez de Luiz Fux. A eleição simbólica foi realizada de forma antecipada para facilitar o processo de transição no período de pandemia.

 

Fux afirmou que vai se empenhar em prol dos valores republicanos da luta pela democracia. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, presente na sessão, parabenizou o novo presidente da corte e disse que o STF seguirá protegendo a Constituição. Já o Procurador Geral da República, Augusto Aras, desejou à Fux o equilíbrio necessário para que a democracia não sofra qualquer tipo de prejuízo. O ministro Celso de Melo, decano do tribunal, afirmou que o novo presidente e a vice-presidente, ministra Rosa Weber, defenderão a supremacia da ordem constitucional.

 

Luiz Fux é carioca, tem 67 anos, é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em processo civil. Foi advogado, promotor de justiça, juiz e desembargador no Rio, além de ministro do Superior Tribunal de Justiça por dez anos. Desde 2011, é ministro do STF, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.


A ministra Rosa Weber foi eleita vice pelo quesito da antiguidade, e pela ordem, será a próxima presidente da Corte após o mandato de Fux.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Na Semana de Políticas sobre Drogas entorpecentes são incinerados

No Rio de Janeiro 20 toneladas de drogas apreendidas no estado foram incineradas nesta quinta-feira. A ação foi realizada na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Sul fluminense.

Baixar arquivo
Geral

54 cidades no NE serão atendidas por obras de abastecimento de água

O governo federal assinou, nesta quinta (24), duas ordens de serviço para ampliar o abastecimento de água em cidades nordestinas. Uma das obras autorizadas é a construção da barragem Poço de Varas, que vai levar água potável para 42 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Na avaliação de Alexandre de Moraes o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo