STF elege Luiz Fux como novo presidente do tribunal

Mandato de 2 anos

Publicado em 25/06/2020 - 19:45 Por Gésio Passos - Brasília

O ministro Luiz Fux será o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir do dia 10 de setembro. Fux foi eleito em plenário virtual, nesta quinta-feira (25), com 10 dos 11 votos dos ministros. O mandato do presidente da mais alta corte do país é de dois anos.


No STF, a tradição é que o mais antigo membro da corte, que ainda não tenha presidido o tribunal, assuma a presidência. Pela fila, é a vez de Luiz Fux. A eleição simbólica foi realizada de forma antecipada para facilitar o processo de transição no período de pandemia.

 

Fux afirmou que vai se empenhar em prol dos valores republicanos da luta pela democracia. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, presente na sessão, parabenizou o novo presidente da corte e disse que o STF seguirá protegendo a Constituição. Já o Procurador Geral da República, Augusto Aras, desejou à Fux o equilíbrio necessário para que a democracia não sofra qualquer tipo de prejuízo. O ministro Celso de Melo, decano do tribunal, afirmou que o novo presidente e a vice-presidente, ministra Rosa Weber, defenderão a supremacia da ordem constitucional.

 

Luiz Fux é carioca, tem 67 anos, é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em processo civil. Foi advogado, promotor de justiça, juiz e desembargador no Rio, além de ministro do Superior Tribunal de Justiça por dez anos. Desde 2011, é ministro do STF, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.


A ministra Rosa Weber foi eleita vice pelo quesito da antiguidade, e pela ordem, será a próxima presidente da Corte após o mandato de Fux.

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo