Gilmar Mendes concede prisão domiciliar a Queiroz e esposa

Estado de saúde contou na decisão do ministro do STF

Publicado em 15/08/2020 - 18:00 Por Kariane Costa - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes concedeu prisão domiciliar a Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

A mulher de Queiroz, Márcia Aguiar, também foi beneficiada na decisão. Os dois tinham sido enviados à prisão por uma decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Félix Fischer, mas nem chegaram a ir à penitenciária.

Queiroz e sua esposa são investigados pelo Ministério Público por suposta participação no esquema de rachadinha no gabinete do então deputado estadual e atual senador Flávio Bolsonaro, na Assembleia Legislativa do Rio. Rachadinha é o nome popular dado ao repasse, por parte de um servidor público, de uma quantia de seu salário a políticos e assessores.

Na decisão dessa sexta-feira (14), que atendeu o pedido da defesa de Queiroz, Gilmar Mendes argumentou que por causa da pandemia e pelo estado de saúde dele, a substituição da prisão preventiva pela prisão domiciliar é medida mais adequada.

O ministro do Supremo justificou ainda que não há elementos suficientes que indiquem como Queiroz poderia atrapalhar as investigações, e que não há indícios suficientes que relacionem a suposta influência do ex-assessor com milicianos do Rio de Janeiro ou com a polícia, com tentativas de obstrução das investigações.

Ao Supremo, a defesa de Queiroz argumentou que a prisão foi ilegal, porque foi determinada pela primeira instância, mas o caso da rachadinha foi deslocado para a segunda instância, que seria o foro adequado para investigar o senador Flávio Bolsonaro.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo