Fux altera normativa que restringe prisões devido à pandemia

Publicado em 16/09/2020 - 09:30 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O primeiro ato do ministro Luiz Fux como presidente do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, foi restringir os casos em que presos podem ser soltos em função da pandemia da covid-19.

Pessoas acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes hediondos e violência doméstica não poderão ser beneficiadas com a revisão de prisão provisória ou do regime de cumprimento de pena.

Fux alterou uma normativa assinada em março, no início da pandemia, pelo ex-presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, que deixou o cargo na semana passada. A norma anterior abria a possibilidade de relaxamento da prisão dependendo da análise dos juízes responsáveis.

Ao reformular a norma, Fux justificou que o país não poderia retroceder no combate à criminalidade organizada ou no enfrentamento à corrupção. Além disso, o ministro levou em conta o aumento dos casos de violência doméstica durante a pandemia.

Quando editou a medida em março, o ministro Dias Toffoli argumentou que a medida era necessária considerando o potencial de contaminação pelo coronavírus em estabelecimentos prisionais.

Mesmo com a alteração feita pelo novo presidente do CNJ, os juízes ainda podem relaxar a prisão para os demais casos não restritos, dando prioridade para gestantes, lactantes, mães, pessoas de grupos de risco, indígenas e deficientes.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo