Responsáveis por incêndio da boate Kiss serão julgados em Porto Alegre

Justiça gaúcha decidiu um único júri para os quatros acusados

Publicado em 10/09/2020 - 19:28 Por Gésio Passos - Brasília

A Justiça do Rio Grande do Sul, decidiu, nesta tarde, que os quatro acusados de serem os responsáveis pelo incêndio da boate Kiss, na cidade de Santa Maria, devem ser julgados juntos, em um único júri, em Porto Alegre.

O incêndio, ocorrido em 2013, causou a morte de 242 pessoas e deixou outras 649 feridas. O fogo foi provocado pelo uso de um sinalizador pirotécnico, que incendiou a espuma de isolamento acústico e provocou intoxicação coletiva.

Os empresários Elissandro Callegaro e Mauro Londero, e o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, solicitaram a transferência do local do julgamento, defendendo o interesse da ordem pública, colocando em dúvida a parcialidade dos jurados na cidade de Santa Maria.
 
Apenas o produtor da banda, Luciano Bonilha, desejava que o julgamento ocorresse na cidade onde ocorreu o incêndio. Seu julgamento estava marcado para março, mas foi suspenso pelo STJ devido o pedido de mudança de júri.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul comemorou a decisão. Os promotores eram contra a mudança da cidade do júri, mas solicitaram que todos os acusados fossem julgados juntos, para evitar maior sofrimento das vítimas e de seus familiares.

O julgamento da ação na 1ª Câmara Criminal ocorreu por dois votos a um. O julgamento ainda não tem a data definida.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo