Escolas privadas do Rio podem retomar aulas presenciais

Autorização foi dada pela Justiça e engloba as unidades do município

Publicado em 01/10/2020 - 14:45 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

As escolas privadas do município do Rio de Janeiro podem retornar às aulas a partir desta quinta-feira (1º). Por unanimidade, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça concluiu, nessa quarta-feira (30), que a liminar que impedia a abertura já cumpriu os seus objetivos. Os desembargadores julgaram recurso do município.

Em nota, a prefeitura reafirmou que as escolas privadas têm condições sanitárias de voltar às aulas, de acordo com a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e o Comitê Científico, que assessora a prefeitura nas decisões acerca da pandemia do coronavírus.

A nota ressalta, no entanto, que são os estabelecimentos privados que decidem se voltam ou não às atividades.

O Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região também se posicionou em nota. A categoria lembrou que está “em greve pela vida” e disse que a decisão será debatida em assembleia geral, no próximo sábado (3).

A nota afirma ainda que prefeitura e donos de estabelecimentos, mais uma vez, se apoiaram no princípio do lucro e da economia.

O diretor do Sindicato das Escolas Particulares do Rio, Lucas Werneck, afirmou que as escolas estão prontas para receber as crianças, mas ressaltou que o ensino remoto vai continuar disponível até o fim do ano.

Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio de Janeiro, a rede privada do município representa mais de 480 mil matrículas na educação básica, com mais de 2 mil estabelecimentos e quase 28 mil docentes.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo