Escolas privadas do Rio podem retomar aulas presenciais

Autorização foi dada pela Justiça e engloba as unidades do município

Publicado em 01/10/2020 - 14:45 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

As escolas privadas do município do Rio de Janeiro podem retornar às aulas a partir desta quinta-feira (1º). Por unanimidade, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça concluiu, nessa quarta-feira (30), que a liminar que impedia a abertura já cumpriu os seus objetivos. Os desembargadores julgaram recurso do município.

Em nota, a prefeitura reafirmou que as escolas privadas têm condições sanitárias de voltar às aulas, de acordo com a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e o Comitê Científico, que assessora a prefeitura nas decisões acerca da pandemia do coronavírus.

A nota ressalta, no entanto, que são os estabelecimentos privados que decidem se voltam ou não às atividades.

O Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região também se posicionou em nota. A categoria lembrou que está “em greve pela vida” e disse que a decisão será debatida em assembleia geral, no próximo sábado (3).

A nota afirma ainda que prefeitura e donos de estabelecimentos, mais uma vez, se apoiaram no princípio do lucro e da economia.

O diretor do Sindicato das Escolas Particulares do Rio, Lucas Werneck, afirmou que as escolas estão prontas para receber as crianças, mas ressaltou que o ensino remoto vai continuar disponível até o fim do ano.

Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio de Janeiro, a rede privada do município representa mais de 480 mil matrículas na educação básica, com mais de 2 mil estabelecimentos e quase 28 mil docentes.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo