Fazendeiro acusado de desmatamento na Amazônia tem bens bloqueados

Ele desmatou 204 hectares de mata nativa em Colniza, Mato Grosso

Publicado em 01/10/2020 - 15:58 Por Bianca Paiva - Brasília

A Justiça de Mato Grosso determinou o bloqueio de cerca de R$ 4,5 milhões em bens do proprietário de uma fazenda no município de Colniza, no Mato Grosso. Ele é acusado de desmatar mais de 204 hectares da floresta amazônica.

A decisão é resultado de uma ação civil pública da Força-Tarefa em Defesa da Amazônia da AGU, a Advocacia-Geral da União, para cobrar do fazendeiro pagamento de indenização e reparação integral dos danos ambientais.

De acordo com informações da AGU, o Ibama descobriu a infração ambiental em 2016 por meio de vistoria na área e uso de imagens de satélite.

Ao longo dos anos, o acusado desmatou a área destinada à reserva legal dentro da propriedade. Durante fiscalização do instituto, o próprio dono das terras disse que não tinha licença e nem autorização para a retirada de mata nativa.

A AGU argumentou na ação judicial que, mesmo após receber multa de um milhão de reais do Ibama e ter a área embargada, o fazendeiro persistiu com o desmatamento.

Além do bloqueio dos bens, a Justiça de Mato Grosso suspendeu a participação do proprietário em linhas de financiamento oficiais de crédito e ainda o acesso a incentivos e benefícios fiscais oferecidos pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo