TSE, Twitter e Tik Tok fazem acordo contra fake news nas eleições

Redes vão divulgar informações oficiais e analisar conteúdo irregular

Publicado em 02/10/2020 - 21:54 Por Gésio Passos - Brasília

Para combater a desinformação – as fake news - no período das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou, nesta sexta-feira, parceria com duas redes sociais, o Twitter e o Tik Tok, para promover a difusão de informações de qualidade.

As duas ferramentas vão divulgar informações oficiais sobre as eleições e analisar denúncias de conteúdos irregulares nos aplicativos.

Fernando Gallo, gerente de políticas públicas do Twitter Brasil, afirma que o objetivo é preservar conversas públicas de qualidade. A novidade será a divulgação de informações do TSE nas buscas da plataforma.

Ricardo Tavares, diretor de políticas públicas do TikTok do Brasil, afirma que a plataforma também está empenhada em evitar conteúdos falsos e enganosos no aplicativo.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o objetivo do Tribunal é promover o uso consciente das redes sociais pelos eleitores.

As duas ferramentas proibiram a venda de anúncios políticos e eleitorais nas plataformas.

Nesta semana o Tribunal já havia anunciado parcerias com Whatsapp, Facebook, Instagram e com o Google para a divulgação de conteúdos confiáveis sobre a eleição.

 

Ouça também:

TSE faz acordo com Facebook, Instagram e WhatsApp contra fake news

TSE lança a campanha #EuVotoSemFake

Bolsonaro anuncia que vai indicar Kassio Nunes Marques para o STF

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo