Casos de covid-19 aumentam e Justiça determina fechamento de Búzios

Turistas não devem mais permanecer na cidade da Região dos Lagos

Publicado em 17/12/2020 - 12:34 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Foto: Praia da Ferradurinha. Búzios (RJ). Crédito: Thiago Freitas/Mtur

A partir desta quinta-feira (17), hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem em Búzios, na Região dos Lagos, deverão ficar fechados devido ao aumento de número de casos de covid-19 e da falta de leitos hospitalares no município.

Os hotéis terão 72 horas para desocupar seus quartos e novas reservas estão proibidas. A decisão, da Justiça do Rio de Janeiro, determina a volta da bandeira vermelha em Búzios, alto risco para a covid-19, e ficará em vigor pelo menos até o final do ano.

Inconformados com a medida, cerca de 400 comerciantes de Búzios fizeram uma manifestação em frente ao fórum da cidade, interditando a principal via.

A medida está baseada no descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pela prefeitura de Búzios em junho. Entre as ações, a prefeitura se comprometia a ampliar a oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19, o que não foi feito.

Representante do setor hoteleiro, o empresário Thomas Weber, disse que todos foram pegos de surpresa, mas que acredita na reversão da medida judicial.

As praias do município também devem ser fechadas. Apenas moradores e pessoas que trabalham em Búzios poderão entrar na cidade. Além disso, restaurantes só poderão funcionar com entregas e apenas o comércio essencial, como mercados, farmácias, padarias, distribuidoras de gás e água mineral e lojas de animais, poderá seguir funcionando, ainda assim limitando o acesso de consumidores a 30% da capacidade da loja.

Em caso de descumprimento da decisão judicial, a prefeitura de Búzios será multada em R$ 100 mil por dia. A prefeitura de Búzios informou que seguirá a determinação judicial enquanto analisa um eventual recurso.

O município de Búzios tem 30 mil habitantes e é um dos mais procurados por turistas de país e do exterior.

 

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo