Denunciação caluniosa aprovada no Senado vai à sanção presidencial

Projeto aplica de 2 a 8 anos de reclusão a quem denunciar falsamente

Publicado em 02/12/2020 - 21:45 Por Kariane Costa - Brasília

Vai à sanção presidencial o projeto que altera a descrição no Código Penal, do crime cometido por quem faz denúncias falsas, sabendo que a pessoa é inocente. O texto da denunciação caluniosa já passou pela Câmara e foi aprovado pelo plenário do Senado nessa quarta-feira (02).

A proposta retira do Código Penal a punição por denúncias que levem à investigação administrativa, expressão que foi considerada genérica e subjetiva. O crime será configurado quando denúncias falsas levem efetivamente à instauração de processos, ações ou investigações policiais contra quem foi injustamente denunciado.

É o que explica o relator, senador Ângelo Coronel, do PSD. A proposta recebeu criticas dos senadores, por ter sido votada virtualmente e por alterar o código penal sem passar pelas comissões, como reclamou a senadora Leila Barros, do PSB.

Segundo o Código Penal, deve ser punido quem acusar uma pessoa inocente de haver cometido um crime. O projeto aplica de dois a oito anos de reclusão a quem denunciar falsamente a ocorrência do crime.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Entenda uso da inteligência artificial no cotidiano

A regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil tem previsão de ser votada na Comissão de Ciência e Tecnologia ainda em setembro e no plenário da Casa até o final de 2021.
 

Baixar arquivo
Saúde

Dermatologistas pedem conscientização sobre causas de queda de cabelo

Em setembro é celebrado o mês de conscientização da alopecia, uma inflamação causada por estresse, genética ou mau uso de cosméticos.

Baixar arquivo
Justiça

Semana Nacional de Conciliação começa nesta semana

Reduzir o tempo de tramitação dos processos e realizar acordos para encerrar os conflitos trabalhistas. Esses são alguns dos objetivos da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista, que acontece de 20 a 24 de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Ecad mostra impacto da pandemia no mercado de shows

No ano passado, a quantidade de apresentações teve uma queda superior a 80% em relação a 2019.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

5G está em negociação e a exploração comercial deve começar em 2022

O sistema 5G ainda está em fase de negociação no Brasil, e não está definido o padrão que vai ser adotado: americano, chinês ou europeu.

Baixar arquivo
Geral

Governo zera imposto de remédio para tratamento de câncer

Também não será cobrado o imposto de importação de produtos utilizados por pessoas com deficiência, como alguns tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais e teclados especiais para computadores e softwares.

Baixar arquivo