STF decide que vacina contra Covid-19 deve ser obrigatória

Coerção física não foi autorizada, mas Estado pode aplicar sanções

Publicado em 17/12/2020 - 21:24 Por Kariane Costa - Brasília

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal votaram a favor de medidas para obrigar a vacinação contra a Covid-19.

Mas não no sentido de uma pessoa ser forçada fisicamente a se vacinar. A decisão autoriza o governo federal ou estados e municípios a impor restrições aos que se recusarem a fazer a imunização.

E que restrições seriam essas?  Deixar de receber um benefício social ou ter a matrícula na escola negada. Ou, ainda, não poder frequentar determinados lugares. Mas essas restrições devem estar previstas em lei, segundo o voto do ministro relator Ricardo Lewandowski.

A proibição de coação física para impor a vacina foi reforçada no julgamento por todos os integrantes da corte, como a ministra Cármen Lúcia.

Em suas falas os ministros entenderam que é constitucional a obrigatoriedade da vacina e que a saúde coletiva não pode ser prejudicada por uma decisão individual. Eles também argumentaram que é preciso o consentimento do cidadão, e que se vacinar é um ato de solidariedade.

Para a ministra Rosa Weber, é constitucional a obrigação do Estado o dever de proteger a saúde da sociedade.

Os ministros também decidiram que os pais não podem deixar de vacinar filhos por convicções filosóficas e religiosas.

O relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, defendeu a tese que as crianças não podem deixar de ser vacinadas por convicções pessoais de seus responsáveis.

A decisão do Supremo dá aos estados, municípios e a União poder para impor sanções.

Somente Nunes Marques divergiu. Para ele a vacinação pode ser obrigatória, mas votou para que a medida dependa de autorização do Ministério da Saúde, e que seja adotada apenas em último caso.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Começam os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres

Começa nesta quinta-feira a edição deste ano da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. É uma ação internacional que ocorre todos os anos.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova MP de recriação do Ministério do Trabalho

A medida provisória que recria o Ministério do Trabalho já está em vigor desde julho, mas precisava passar pelo aval do Congresso Nacional. O ministro da pasta é Onyx Lorenzoni.

Baixar arquivo
Economia

China libera importação de parte da carne brasileira retida

As exportações da carne bovina para a China foram suspensas depois que dois casos atípicos da doença da vaca louca foram detectados no Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Estátua de um touro de ouro recebe críticas no centro de São Paulo

A versão brasileira do touro foi alvo de protestos contra a fome, a miséria e a precarização do trabalho um dia após a inauguração.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de gripe no Rio de Janeiro

O aumento no número de casos de gripe na comunidade da Rocinha, zona sul carioca, está assustando os moradores da favela, considerada uma das maiores do país.

Baixar arquivo
Segurança

MP, polícias civil e militar apuram mortes no Complexo do Salgueiro

Segundo informações da Polícia Civil, entre os oito homens encontrados mortos ontem em uma área de mangue da comunidade, cinco tinham anotações criminais. Parentes das vítimas acusam policiais de cometerem excessos como tortura. O Ministério Público e a Polícia negaram.

Baixar arquivo