Ministério Público do Amapá investiga fura-fila da vacina no interior

Secretário de Saúde e a esposa de Serra do Navio são suspeitos

Publicado em 22/01/2021 - 21:09 Por Kariane Costa - Brasília

No município de Serra do Navio, a 203 quilômetros de Macapá, no Amapá, o secretário de saúde, Randolph Antônio Pinheiro da Silva, e a esposa são suspeitos de receber indevidamente a imunização.
Um inquérito foi instaurado pelo Ministério Público do estado para apurar se ele usou o cargo para ser vacinado e também teria beneficiado a esposa. A Promotoria de Justiça de Pedra Branca do Amapari, deu 48 horas para que o secretário dê explicações e, também, que encaminhe nome, critério e qualificação de cada pessoa vacinada no município até momento.
Serra do Navio recebeu 89 doses nesta primeira etapa de vacinação. Conforme os planos Estadual e Nacional de Imunização, só podem ser vacinados profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19, indígenas e idosos que estão em instituições de repouso e asilos.
Vale lembrar que qualquer denúncia em relação a pessoas que estão furando a fila pode ser feita por meio do aplicativo, site ou e-mail do Ministério Público Federal.
Tomar a vacina indevidamente é crime e os infratores podem pegar até 12 anos de prisão.
Nós tentamos contato com a prefeitura Serra do Navio, mas até o fechamento desta reportagem não recebemos um posicionamento sobre essa denúncia.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo