STJ diz que condomínio pode proibir aluguel de apartamento via Airbnb

Decisão não tem repercussão geral

Publicado em 21/04/2021 - 14:50 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça permitiu que um condomínio de Porto Alegre proíba os moradores de colocarem apartamentos para alugar por temporada no site Airbnb.

No caso julgado, os proprietários tinham disponibilizado seus imóveis para aluguel no formato de hostel, o que gerou reclamações de outros moradores do mesmo condomínio que levaram o caso ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O tribunal gaúcho, por maioria de votos, deu ganho de causa aos condôminos e nessa terça-feira (20) o Superior Tribunal de Justiça ratificou a decisão. Ficou estabelecido que convenções de condomínio podem proibir proprietários de realizar locações por plataformas de hospedagem, como o Airbnb. 

O advogado especialista em direito imobiliário Rodrigo Ferreira Iaquinta explicou que o STJ reconheceu a legalidade dos alugueis dentro das plataformas e falou ainda que esse acórdão não permite a administradoras de condomínios ou síndicos proibirem o aluguel, mas que a decisão de proibir deve ser tomada em assembléia de moradores, com decisão unânime dos presentes.

Iaquinta também prevê mais questionamentos da Justiça a respeito no futuro, uma vez que a decisão majoritária do STJ entra em contradição com a lei do inquilinato que permite o aluguel por temporada, que são contratos de aluguel com duração inferior a 90 dias.

Lembrando que a decisão do STJ não é de repercussão geral e se trata do primeiro caso julgado pelas instâncias superiores a respeito de aluguel por meio de plataformas digitais.

Edição: Nádia Faggiani/ Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo