RJ: absolvido violoncelista negro preso após reconhecimento por foto

Publicado em 09/06/2021 - 21:25 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O violoncelista Luiz Carlos Justino, jovem negro que ficou preso por quatro dias em setembro do ano passado, sem provas, foi absolvido hoje do processo no Fórum de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Luiz Carlos integra desde os 6 anos de idade o projeto da Orquestra de Cordas da Grota, da comunidade chamada de Grota do Surucucu. Ele foi acusado de ser o autor de um assalto à mão armada em 2017 e tinha sido reconhecido pela vítima a partir de uma fotografia do banco de imagens da Polícia.

O assalto ocorreu no bairro de Vila Progresso, também em Niterói. No entanto, no mesmo dia e horário do crime Justino estava se apresentando com a Orquestra em uma padaria. Apesar de ter sido solto, ele continuou respondendo ao processo.

Na saída da audiência, o músico disse estar aliviado e esperar que casos como o dele não voltem a se repetir.

A advogada do músico, Maria Clara Mendonça, informou que ele foi absolvido sumariamente, com as provas sendo consideradas ilegais.

Em apoio a Luiz Carlos Justino, colegas da Orquestra da Grota estiveram no Fórum e se apresentaram na calçada do prédio. O presidente do Espaço Cultural da Grota, Paulo de Tarso, disse  que a justiça foi feita após o que chamou de "pesadelo acordado" e também espera que o caso se torne um marco.  

A Orquestra Cordas da Grota inclusive vai celebrar nesta quinta-feira a absolvição de Luiz Carlos Justino com um concerto virtual nas redes sociais do Solar do Jambeiro, espaço cultural da prefeitura de Niterói.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Deputada Amália Barros morreu na madrugada deste domingo

A deputada Amália Barros, do PL do Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo, aos 39 anos de idade. Ela estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a retirada de um nódulo no pâncreas.

Baixar arquivo
Geral

EBC redireciona suas antena de ondas curtas para o Sul do país

Muitos dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul enfrentam problemas como a falta de energia, que dificultam o acesso a informações vitais nesse momento de calamidade.

Baixar arquivo
Geral

Lula cita tragédia ambiental do RS em mensagem de Dia das mães

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo mensagem de Dia das Mães, em que cita a tragédia ambiental que atinge o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de alagamento em Porto Alegre

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Geral

Cresce o número de mulheres que optam pela maternidade após os 40 anos

A escolha pela gravidez tardia não representa mais impedimento. São muitos os recursos disponíveis desde a relação sexual programada até métodos em que a fecundação ocorre em laboratório.

Baixar arquivo
Geral

Dia das Mães: Filhos homenageiam mães que já se foram

Uns dizem que mãe não deveria morrer, e outros que mãe nunca morre. De uma forma ou de outra, os laços maternos, na maioria dos casos, não se rompem. O luto por uma mãe exige esforço emocional para continuar tocando a vida, sem a presença de uma forte referência. 

Baixar arquivo