RJ: absolvido violoncelista negro preso após reconhecimento por foto

Publicado em 09/06/2021 - 21:25 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O violoncelista Luiz Carlos Justino, jovem negro que ficou preso por quatro dias em setembro do ano passado, sem provas, foi absolvido hoje do processo no Fórum de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Luiz Carlos integra desde os 6 anos de idade o projeto da Orquestra de Cordas da Grota, da comunidade chamada de Grota do Surucucu. Ele foi acusado de ser o autor de um assalto à mão armada em 2017 e tinha sido reconhecido pela vítima a partir de uma fotografia do banco de imagens da Polícia.

O assalto ocorreu no bairro de Vila Progresso, também em Niterói. No entanto, no mesmo dia e horário do crime Justino estava se apresentando com a Orquestra em uma padaria. Apesar de ter sido solto, ele continuou respondendo ao processo.

Na saída da audiência, o músico disse estar aliviado e esperar que casos como o dele não voltem a se repetir.

A advogada do músico, Maria Clara Mendonça, informou que ele foi absolvido sumariamente, com as provas sendo consideradas ilegais.

Em apoio a Luiz Carlos Justino, colegas da Orquestra da Grota estiveram no Fórum e se apresentaram na calçada do prédio. O presidente do Espaço Cultural da Grota, Paulo de Tarso, disse  que a justiça foi feita após o que chamou de "pesadelo acordado" e também espera que o caso se torne um marco.  

A Orquestra Cordas da Grota inclusive vai celebrar nesta quinta-feira a absolvição de Luiz Carlos Justino com um concerto virtual nas redes sociais do Solar do Jambeiro, espaço cultural da prefeitura de Niterói.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Na Semana de Políticas sobre Drogas entorpecentes são incinerados

No Rio de Janeiro 20 toneladas de drogas apreendidas no estado foram incineradas nesta quinta-feira. A ação foi realizada na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Sul fluminense.

Baixar arquivo
Geral

54 cidades no NE serão atendidas por obras de abastecimento de água

O governo federal assinou, nesta quinta (24), duas ordens de serviço para ampliar o abastecimento de água em cidades nordestinas. Uma das obras autorizadas é a construção da barragem Poço de Varas, que vai levar água potável para 42 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Na avaliação de Alexandre de Moraes o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo