Brumadinho: Vale recorre de decisão sobre indenização

Justiça condena empresa a pagar R$ 1 milhão por trabalhador morto

Publicado em 06/07/2021 - 14:51 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Vale recorreu nessa segunda-feira (5) da decisão que obriga a empresa a pagar R$ 1 milhão para cada trabalhador que morreu no rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019. A mineradora pede que a ação seja considerada improcedente e, no caso de se manter a condenação, que a Vale possa pagar um valor mais baixo.

A condenação na Justiça do Trabalho é do mês de junho e 131 famílias devem ser beneficiadas. No recurso, a empresa chamou de “absurda” a quantia a ser paga a cada vítima.

Para o advogado Luciano Pereira, representante do Sindicato Metabase de Brumadinho, ao recorrer dessa condenação a Vale demonstra desprezo à vida. Segundo ele, o sindicato vai aumentar o pedido de indenização.

No recurso, a Vale também questiona os nomes de 21 pessoas citadas na ação, que segundo a empresa, não integram a categoria.

Em junho, a juíza Vivianne Célia Correa, da 5ª Vara do Trabalho de Betim, destacou na decisão que a quantia se destina a remediar as irrecuperáveis consequências do desastre provocado pela negligência da empresa.

Segundo a juíza, medidas adotadas para remediar problemas e aprimorar a segurança foram limitadas e malsucedidas.

Em nota, a Vale disse que está comprometida em indenizar as famílias das vítimas de forma rápida e responsável. Por esse motivo, vem realizando acordos com os familiares dos trabalhadores falecidos desde 2019. De acordo com a mineradora, desde 2019 já foram firmados 681 acordos trabalhistas, envolvendo mais de 1,6 mil familiares de vítimas.

As barragens com rejeitos de minério se romperam em janeiro de 2019 e 270 pessoas morreram.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo