Bancos e financeiras são os campeões de reclamações no Brasil

Publicado em 15/03/2022 - 21:31 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foram registradas mais de 3 milhões de reclamações de consumidores brasileiros no ano passado. O campeão de queixas é o setor financeiro. Uma em cada três reclamações feitas nos canais de atendimento aos consumidores são contra bancos, financeiras ou administradoras de cartão. Em segundo lugar estão as operadoras de telecomunicações. Essas empresas concentram UMA em cada 5 reclamações feitas pelo portal Consumidor.gov.br ou nos Procons espalhados pelo país.

Em seguida, mas com número de reclamações bem abaixo das teles e dos bancos, estão as empresas de comércio eletrônico e do transporte aéreo, cada segmento desse concentra 7% do total das reclamações. 

O levantamento foi realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor, ligado ao Ministério da Justiça, e divulgado nesta terça-feira, dia internacional do consumidor. Segundo o relatório, aumentou em 20% o total de atendimentos realizados pelo portal Consumidor.gov.br em 2021. E de cada 10 reclamações, oito foram resolvidas pelas empresas em um prazo médio de 7 dias.

A analista de sistemas Gleisi Kelen Dos Santos tentou trocar um produto que tinha comprado, mas não conseguiu, e precisou ir ao Procon.

Alguns segmentos do mercado apresentaram um crescimento de críticas acima da média em 2021. As queixas contra seguros, capitalização e previdência cresceram mais de 200% em relação a 2020. Já as reclamações contra empresas de pagamento eletrônico aumentaram 60% e as contra planos de saúde e empresas de transporte aéreo subiram mais de 50% entre 2020 e 2021.

Além disso, as multas por descumprir o código de defesa do consumidor no ano passado chegaram a 37 milhões de reais, 90% a mais que o valor arrecadado em 2020.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo