PGR deve responder a relatório que nega intervenção de Bolsonaro na PF

Manifestação foi solicitada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes

Publicado em 28/04/2022 - 08:25 Por Victor Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre um relatório feito pela Polícia Federal. É o documento final sobre as investigações da PF sobre o inquérito que apura declarações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro sobre uma suposta tentativa de interferência política do presidente Jair Bolsonaro na própria Polícia Federal.

A investigação apura a prática de crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução da justiça e corrupção passiva privilegiada pelo presidente da República. Com relação a Moro, foram apurados os supostos crimes contra a honra e por denunciação caluniosa.

No relatório final, a Polícia Federal concluiu que não existem indícios mínimos de crimes, tanto por parte de Bolsonaro quanto de Moro. Pelo contrário: as provas encontradas demonstram que não existiu interferência política na instituição.

Ainda de acordo com a PF, cabe ao presidente da República nomear e exonerar o diretor-geral do órgão, independentemente da opinião do ministro da Justiça. Além disso, os atos atribuídos a Bolsonaro foram praticados dentro da legalidade.

Foram quase dois anos de investigação para fazer perícias, análises de dados e ouvir 18 pessoas. De acordo com a Polícia Federal, todas as testemunhas disseram que não receberam orientação ou pedido para interferir ou influenciar em investigações.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo