Idosa de 84 anos é resgatada no Rio em condições análogas à escravidão

Publicado em 13/05/2022 - 22:15 Por Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma idosa de 84 anos foi encontrada em condições análogas à escravidão em uma casa na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, esse é o caso com o maior período de exploração já registrado no país. Ela trabalhou como doméstica por 72 anos para a mesma família, desde os 12 de idade.

Na época, a vítima foi levada por familiares dos patrões dos pais dela, com a promessa de estudar na capital, o que não aconteceu.

Atualmente, mesmo com idade avançada, ela continuava exercendo atividades laborais, principalmente como cuidadora da patroa, que também tem 84 anos.

 O resgate foi feito por auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro e teve início no dia 15 de março. Ela foi encontrada dormindo em um sofá, em espaço improvisado como dormitório em local de acesso ao quarto da empregadora.

O trabalho foi considerado análogo à escravidão porque, entre outros fatores, havia vínculo de emprego sem pagamento de salários e sem férias durante mais de setenta anos. A trabalhadora doméstica também não podia manter contato com os familiares e o cartão e senha da aposentadoria dela estavam com o patrão.

De acordo com o Ministério do Trabalho, os auditores-fiscais notificaram o empregador do afastamento da empregada do ambiente de trabalho e da necessidade da assinatura da Carteira de Trabalho e do pagamento das verbas rescisórias.  Segundo cálculos do Ministério, esses valores chegam a aproximadamente R$ 110 mil.
 
Somente este ano, cinco mulheres foram resgatados de trabalho escravo doméstico nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul.  Em 2021, foram resgatados 30 trabalhadores nessa mesma situação, o maior número desde 2017.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Geral

Diretor da Braskem admite culpa da empresa por afundamentos em Maceió

Ao menos 40 mil pessoas tiveram que ser deslocadas após os danos na região em 2018. 

Baixar arquivo
Internacional

História Hoje: Queda de Napoleão

No Tratado de Fontainebleau assinado entre as potências europeias em 11 de abril de 1814, “Sua Majestade o imperador Napoleão renuncia, para si próprio, seus sucessores e descendentes, bem como para cada um dos membros da sua família, todo direito de soberania e dominação, tan

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores e Sul-Americana com brasileiros nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, Taça Libertadores e dois brasileiros em campo. As sete  da noite, o Botafogo sobe o morro de Quito para enfrentar a LDU. E o Palmeiras, as 9h da noite, recebe o Liverpool, do Uruguai, no Allianz Parque. Copa Sul-Americana, também dois brasileiros em campo. O Cuiabá vai até a Venezuela para encarar o Metropolitanos. E o Cruzeiro recebe o Alianza, da Colômbia, no Mineirão.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast narra luta pela posse de Jango e criação das reformas de base

Esse é o segundo episódio de Perdas e Danos, podcast original da Radioagência Nacional sobre o futuro interrompido do Brasil com o golpe de 1964. A narrativa rememora as tentativas de golpe desde Getúlio Vargas e a batalha pela posse de João Goulart como presidente, e como surgiram as reformas de base, pacote que pretendia fazer mudanças estruturais no país.

Baixar arquivo
Política

Câmara decide manter prisão de deputado Chiquinho Brazão

A Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira, manter a prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão, decretada pelo Supremo Tribunal Federal pela acusação de ser um dos mandantes dos assassinatos da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo alerta para alta mortalidade infantil em crianças indígenas

A taxa de mortes de crianças indígenas de até 4 anos foi mais que o dobro da de crianças não indígenas entre 2018 e 2022.

Baixar arquivo