Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

Publicado em 19/08/2022 - 19:39 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região foi instalado nesta sexta-feira, em Belo Horizonte. Participaram da solenidade os presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Senado, Rodrigo Pacheco, entre outras autoridades.

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Até então, o estado estava sob a jurisdição do Tribunal Regional da 1ª Região. Mas, por concentrar 14 unidades da federação e quase metade dos municípios brasileiros, o TRF1 tinha uma sobrecarga de trabalho que somava quase o dobro da média de processos do conjunto da Justiça Federal.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, justificou que a nova estrutura é necessária para agilizar o trabalho da justiça.

Ainda nesta sexta-feira, foram empossados os 18 desembargadores que compõem o TRF da 6ª região. Eles elegeram, por maioria, a desembargadora Mônica Sinfuentes como presidente do Tribunal pelo biênio 2022-2024. A magistrada prometeu investir na inovação para melhor atender ao cidadão.

O TRF da 6ª região, instalado em Minas Gerais, é fruto de um projeto aprovado pelo Congresso Nacional em setembro do ano passado e sancionado em outubro de 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo