Universidades apresentam relatório sobre segurança da urna eletrônica

Publicado em 16/12/2022 - 16:10 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Um relatório de pesquisadores da USP, da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Federal do Pará, apresentado nessa quinta, refutou as alegações apresentadas pelo Partido Liberal, partido do presidente Jair Bolsonaro, sobre falhas graves nas urnas eletrônicas usadas nas eleições deste ano.

Em um documento de 54 páginas, os pesquisadores analisam o erro no log inicial de identificação das urnas de modelo anterior a 2020, principal argumento utilizado na peça do PL para pedir a invalidação dos votos dessas urnas de modelo antigo.

Mas de acordo com os pesquisadores, esse erro, além de não ser relevante na segurança e integridade da urna, não impede a identificação delas, uma vez que a identificação é mostrada em outros locais, como por exemplo no Boletim de Urna e também através do seu mecanismo mais importante, que é a chave da assinatura digital, protegida de adulterações.

Ainda de acordo com o relatório, são falsas as alegações de que as urnas eletrônicas poderiam quebrar o sigilo do voto, quando interrompido seu uso, por exemplo por falta de energia elétrica. Elas registram apenas o horário do voto de um determinado eleitor e em um outro arquivo separado, sem identificar o eleitor, conta os votos registrados até a interrupção.

O documento apresenta ainda um passo a passo para que qualquer cidadão possa acompanhar o raciocínio dos pesquisadores demonstrando que as urnas são seguras, confiáveis e invioláveis. O relatório pode ser lido na íntegra no site do jornal da usp: jornal.usp.br

Os resultados foram endossados pelo Tribunal Superior Eleitoral, de acordo com a assessoria do tribunal.

Devido ao processo movido pelo PL com alegações infundadas, o partido foi condenado pelo ministro do TSE Alexandre de Moraes a pagar mais de 23 milhões de reais de multa por litigância de má fé, isto é, quando se considera que uma das partes usou de processo judicial para subverter a ordem ou obter vantagens ilegais.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo