Justiça mantém competência da Anvisa para regular indústria do tabaco

Publicado em 21/03/2023 - 19:28 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Uma decisão da Justiça Federal da Bahia manteve a competência da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para regular a indústria do tabaco em produtos derivados, como charutos e cigarrilhas.

O Sindicato das Indústrias do Tabaco queria derrubar uma determinação da Anvisa de 2021 que obriga o setor a entregar laudos sobre 163 substâncias presentes em derivados do tabaco.

O Sindicato das Indústrias alegava que não existiriam laboratórios no Brasil e no mundo com a capacitação, a metodologia e os equipamentos adequados para a análise.

A AGU, Advocacia-Geral de União, foi contra a tese da indústria e conseguiu decisão favorável na Justiça Federal.

A medida procura reduzir os riscos de danos à saúde provocados pelos derivados do tabaco.

Existem estudos que apontam mais de nove mil substâncias nos produtos do tabaco. Por isso, alguns especialistas ainda consideram essa resolução da Anvisa insuficiente.

É o que explica o médico e professor Paulo Corrêa, Coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia.

Para o médico Paulo Corrêa, não há níveis seguros para o consumo dos fumos derivados do tabaco, nem para o cigarro.

A Rádio Nacional pediu um posicionamento do Sindicato das Indústrias do Tabaco sobre o tema, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo